Comlurb assume o preparo de merenda escolar

Jornal O GLOBO (05/08/09)

RIO - A Comlurb vai assumir a conservação das cozinhas e o preparo da merenda em parte das 1.063 escolas municipais. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira pelo prefeito Eduardo Paes, como forma de racionalizar os serviços e reduzir gastos. Em setembro, a Comlurb fará concurso público para contratar até 500 agentes de cozinha (cargo a ser criado na companhia) em regime de CLT (podem ser demitidos). Como já ocorre hoje com os garis, os candidatos serão submetidos a testes de aptidão física antes de serem contratados para o cargo.

Hoje, das 5.699 merendeiras lotadas na Secretaria municipal de Educação pelo regime estatutário (com estabilidade), 2.129 (37%) se encontram em licença médica ou comparecem ao trabalho mas não podem executar todos os serviços para os quais foram contratadas. O problema é que o processo seletivo das merendeiras não leva em conta que elas constantemente têm que carregar panelas pesadas. Ou passar horas mexendo os alimentos com colheres de pau, conchas e espumadeiras.

A secretária municipal de Educação, Cláudia Costin, acrescenta que outro objetivo da medida é permitir que os diretores de escola se concentrem nas atividades de ensino. A rotina das cozinhas, como identificar se é preciso comprar utensílios ou se há necessidade de reparos nas instalações, passa a ser de responsabilidade da Comlurb. O decreto do prefeito, publicado nesta quarta-feira no Diário Oficial, já prevê a transferência para a companhia de limpeza urbana dos recursos de manutenção das cozinhas industriais das escolas.