Rio Guandu



O Rio Guandu está sendo destruído pelo homem. Resultado do desvio das águas do Paraíba do Sul, o Guandu recebe poluição industrial, esgoto e lixo doméstico em todo o seu percurso - de Barra do Piraí, no Vale do Paraíba, até a estação de tratamento em Nova Iguaçu.

O Guandu é responsável por 85% do abastecimento da cidade do Rio e de várias cidades da Baixada Fluminense. Da estação de captação e tratamento da Cedae, em Seropédica, a água vai para a casa de quase 9 milhões de pessoas - moradores da capital e dos municípios de Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu.

Em 2002, uma lei estadual criou a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Guandu. Desde então, são previstas multas e até prisão para os responsáveis por degradações que atinjam uma faixa de até 500 metros em ambas as margens do rio.
A bacia do Guandu abrange uma região de 1,4 mil quilômetros quadrados, incluindo os afluentes. Os rios dos Poços e Queimados são considerados os mais importantes, devido ao volume de água. Mas deles também vem a maior parte da poluição despejada no Guandu. O Rio Guandu e seus afluentes recebem cerca de 4 bilhões de litros de esgoto todos os dias.