Documentário: "Quebrando o Silêncio"




O documentário “Quebrando o Silêncio” é dirigido pela jornalista e documentarista Sandra Terena. Esse filme mostra histórias de sobreviventes do infanticídio indígena e de famílias que saíram  das aldeias para salvar a vida de seus filhos.
O infanticídio ainda é uma prática comum em muitas aldeias indígenas do Brasil. As vítimas são gêmeos, deficientes ou nascidos de relações instáveis, de acordo com a crença de cada aldeia. No entanto, a prática vem sendo cada vez mais contestada pelos próprios índios.  
Sandra conversou com cerca de 350 mulheres indígenas durante a apuração para o documentário, e percebeu que a maioria delas é aberta à discussão sobre o abandono do infanticídio. Foram três anos de pesquisa, com cerca de dez a doze povos indígenas do Alto Xingu e do Amazonas.
O filme rendeu à documentarista Sandra Terena – que também é de origem indígena e é presidente da ONG Aldeia Brasil – dois prêmios em 2009: o “Voluntariado Transformador” (na categoria “Reduzir a mortalidade infantil”), promovido pelo Centro de Ação Voluntária de Curitiba; e o “Prêmio Internacional Jovem da Paz” (na categoria “Comunicação”), realizado por diversas instituições, entre elas a Aliança Empreendedora e o Projeto Não-Violência.