Hidrelétrica de Simplício

 A construção das usinas hidrelétricas interligadas de Anta e Simplício, na divisa entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, é um projeto ousado de Furnas Centrais Elétricas. O Rio Paraíba do Sul, por meio de uma seqüência de canais, túneis e diques, terá suas águas represadas. Através de condutos forçados escavados na rocha, as águas serão conduzidas para movimentar as turbinas na casa de força de Simplício, com uma queda superior a 100 m de altura. É esse complexo desafio de engenharia e logística que há um ano vem sendo enfrentado pela Odebrecht (líder) e a Andrade Gutierrez, reunidas no Consórcio Construtor Simplício.
As águas do Rio Paraíba do Sul estão sendo transpostas para uma sucessão de vales localizados atrás das colinas que se erguem à margem esquerda do rio, nos municípios mineiros de Chiador e Além Paraíba, por onde correrão em uma cota acima do rio, da cidade fluminense de Sapucaia, de duas rodovias e de uma ferrovia.
A barragem de Anta, na divisa dos municípios de Sapucaia e Chiador, que represará as águas do Paraíba do Sul, será de concreto compactado com rolo (CCR) e elevará o nível do reservatório à cota 251,5 m. As obras de integração (canais, diques e túneis), a serem executadas a partir da margem esquerda, formarão a estrutura de adução até a Usina de Simplício.
Um dos maiores túneis do Brasil Entre os sete túneis (todos com seção de 214,5 m2), o mais extenso é o túnel 3, com 6 km de extensão. Quando ele estiver concluído, será um dos maiores do país em projetos hidrelétricos. Ligará dois vales: o do Reservatório de Calçado e o do Reservatório de Antonina.
A gestão das equipes de segurança e saúde do trabalho requer cuidados especiais. As 2,5 mil pessoas são acompanhadas por técnicos de segurança do trabalho distribuídos nas frentes de serviço. Eles realizam análise de risco, treinamento diário do trabalho, treinamento de procedimentos operacionais, monitoramento das atividades, emissão de permissão para trabalho, controle de trabalhadores no interior dos túneis, isolamento de área para detonação de explosivos e inspeções de segurança. Estudos da obra começaram na década de 80 Inovador e complexo, o projeto das usinas de Anta e Simplício precisa estar pronto para entrar em operação em 2010. Esta obra faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, do Governo Federal, e receberá investimentos totais de R$ 1,2 bilhão.