Famílias coreanas se reencontram depois de 50 anos (matéria publicada pela Band News dia 01/11/2010)

Famílias coreanas separadas pela guerra entre Seul e Pyongyang se reuniram no fim de semana pela primeira vez em mais de 50 anos. Nesta segunda-feira, o final do encontro foi marcado por lágrimas.
Cerca de 400 sul-coreanos foram ao resort do Monte Kumgang, perto da fronteira, para rever 97 famílias que ganharam permissão para deixar a Coréia do Norte por três dias. Esta foi a chance de muitos deles, já com mais de 70 anos, conhecerem sobrinhos e netos. Um dos casos mais emocionantes foi o de dois irmãos, que não se viam há cinco décadas. Na hora da despedida, poucos contiveram as lágrimas. Os ônibus deixaram o hotel, de volta à Coréia do Norte, com dezenas de pessoas ainda de mãos dadas entre as janelas.
O reencontro entre famílias começou em 2000, num gesto de boa vontade do regime comunista de Pyongyang. Entretanto, as reuniões estavam suspensas desde março, quando as duas Coréias se desentenderam depois que um barco da Marinha de Seul foi afundado, matando 46 militares. A Coréia do Norte foi acusada de ter disparado um torpedo contra a embarcação. Pelo menos 80 mil coreanos esperam a oportunidade de rever os parentes.