Crise de 2008 atingiu taxa de natalidade nos países desenvolvidos (O Globo dia 29/06/2011)

A recessão econômica global fez diminuir o aumento geral da natalidade registrado em muitos países desenvolvidos nos últimos anos, com alguns deles experimentando uma queda significativa nos nascimentos desde a crise de 2008, indica um estudo realizado na Áustria. As mulheres que passaram a repensar a ideia de ter filhos sob a incerteza econômica são, em maioria, jovens que ainda não eram mães.
Os pesquisadores explicaram que a recessão atingiu o primeiro aumento considerável dos números de natalidade no mundo desenvolvido desde 1960. Isso porque as profissionais jovens, principalmente, passaram a ter medo do seu futuro financeiro se ficassem grávidas.
O estudo, realizado em colaboração com o Instituto Internacional de Sistemas Aplicados e publicado na revista "Population and Development Review", descobriu que os registros de nascimentos em 26 dos 27 países da União Europeia aumentaram gradualmente até 2008, quando começaram a cair ou permaneceram estáveis em 17 nações.
A reação das pessoas à crise econômica, em termos de vontade de ter filhos, variou de acordo com idade, gênero, nível de formação educacional, número de filhos e situação migratória.
- Os jovens e os que não têm filhos, por exemplo, são menos dispostos a tê-los durante a recessão - disse ao "Independent" Tomas Sobotka, do Instituto de Demografia de Viena, na Áustria, que liderou o estudo. - Mulheres com níveis de formação mais altos reagem à incerteza no emprego adotando uma estratégia de adiamento, especialmente se elas não têm filhos. Por outro lado, as menos instruídas geralmente mantêm ou aumentam a natalidade sob a incerteza econômica.
Os cientistas disseram que recessões anteriores duraram muito pouco tempo para gerar um impacto sério sobre esses números, mas a recessão econômica atual é ruim o suficiente para ter efeitos mais duradouros.
"Cortes consideráveis nos gastos públicos em muitos países desenvolvidos, incluindo a Espanha e o Reino Unido, destinados a reduzir o déficit orçamentário, afetarão gastos sociais e familiares e potencialmente também a natalidade", escreveram os cientistas. "As consequências da recessão podem afetar a natalidade em dois estágios: primeiro, diretamente aumentando o desemprego e a incerteza econômica, e depois pela queda no apoio financeiro de famílias com crianças".